domingo, 4 de setembro de 2016

Castelo de Xavier

Castelo de Xavier


Castelo de Javier, Espanha.
Castelo de Xavier (em espanhol:Castillo de Javier) localiza-se no termo do município de Xavier, na província ecomunidade foral (comunidade autónoma) de Navarra, na Espanha.
Ergue-se em uma elevação em posição dominante sobre a vila, cerca de 52 quilómetros a leste da capital,Pamplona. O nome de Xavier provém do dialecto basco etxebarri (“casa nova”) de onde derivou "xabier" e posteriormente, "javier" em castelhano.
Neste castelo nasceu e viveu São Francisco Xavier, filho dos senhores Javier, de onde tomou o seu apelido. Por essa razão, é o destino de uma concorrida peregrinação anual, em inícios de março, em homenagem do santo padroeiro de Navarra, chamada popularmente de "Javierada".

HistóriaEditar


Outra vista do castelo, com a Basílica de Xavier, do século XIX, que a ele está anexa.
O castelo remonta a uma fortificaçãomuçulmana do século X, em torno do qual se desenvolveu a povoação.
Após a Reconquista cristã da região, o castelo e a povoação foram confiscados por Sancho VII de Navarrapor volta de 1223 a um nobre aragonês, que havia dado esses domínios como garantia de um empréstimo de 9 000 soldos, que lhe havia sido concedido pelo monarca de Navarra. Sem conseguir arcar com o pagamento devido, no prazo acordado, passaram à posse daquele monarca. Não seria a primeira vez e nem a última, uma vez que Sancho VII foi um dos grandes financiadores da Coroa de Aragão e, graças a diversos empréstimos não honrados, assenhoreou-se de uma série de vilas e castelos, entregues como aval, que o auxiliaram a reforçar as suas fronteiras com Aragão, a saber: Escó,PeñaPetillaGallurTrasmozSádaba e outros.
Em 1236 o castelo foi entregue peloTeobaldo I de Navarra a D. Adán de Sada.
Quando da anexação da Alta Navarra(Navarra peninsular) à Espanha, sob o reinado de Fernando, o Católico, na sequência da invasão castelhano-aragonesa de 1512 pelas tropas deFadrique Álvarez de Toledo y Enríquez de Quiñones, 2° duque de Alba, ocardeal Cisneros ordenou, por decreto, a destruição das torres de todos os castelos de Navarra.
Devido ao facto de que a família deJuan de Jaso, então senhora do mesmo, defendera a independência do reino de Navarra, o cardeal Cisneros ordenou a completa demolição do castelo em1516, ainda que apenas tenha sido realizada a demolição de sua parte fortificada,[1] a saber:

Armas dos senhores de Xavier, hoje utilizadas pela vila.
  • toda a muralha que o rodeava, encimada por ameias e seteiras;
  • atulhamento do fosso, nivelando-se o terreno circundante;
  • demolição dos portões de armas;
  • demolição das torres de planta circular;
  • demolição da ponte levadiça e, dentro das muralhas, do jardim e da casa dos coelhos;
  • rebaixamento, à metade da altura, da torre de menagem (ou de São Miguel).
Após sucessivas heranças, o castelo e a povoação passaram ao domínio da Casa de Villahermosa.
Ao final do século XIX, o castelo estava praticamente em ruínas e, por iniciativa dos seus proprietários, Maria del Cármen de Aragón-Azlor y Idiáquez, duquesa de Villahermosa, e seu esposoJosé Manuel de Goyenecheconde de Guaqui, foram iniciadas obras de restauração.
O súbito falecimento, sem descendência, do conde de Guaqui (1893) fez perigar a continuação das obras por falta de fundos. Entretanto, os irmãos do conde, o marquês de Villafuerte, as duquesas de Goyeneche y Gamio e D. José Sebastián de Goyeneche, mediante escrituras passadas em cartório, a 30 de Abril de1894 e a 9 de Março de 1895, acordaram em reconhecer à duquesa de Villahermosa o usufruto vitalício de toda a herança de seu marido, para assim poder fazer frente aos gastos das obras já iniciadas. Dada a envergadura das obras, todos os irmãos do falecido conde também participaram com fundos próprios para a restauração do castelo, a edificação de uma Basílica a ele adosada, e de moradias para sacerdotes e casas de exercícios.
Já em princípios do século XX, a duquesa de Villahermosa doou o imóvel e a Basílica à Companhia de Jesus com a condição de que os mantivesse tal como os entregou. Na cripta da Basílica descansam os restos dos que contribuíram para as obras de reconstrução do castelo e de construção da Basílica: a duquesa de Villahermosa, seu esposo, o conde de Guaqui, e os irmãos María Josefa (duquesa de Goyeneche), Carmen (duquesa de Gamio) e José Sebastián de Goyeneche y Gamio (fundador daFundação Goyeneche).

CaracterísticasEditar

O conjunto consta de três corpos escalonados em ordem de antiguidade. No conjunto destacam-se a "Torre do Santo Cristo", o bastião e a capela(nesta última destacando-se um originalcrucifixo tardogótico e uma série de pinturas murais representando a dança da morte, única na Espanha), a torre de menagem (Torre de São Miguel, parte mais antiga do castelo) e o museu dedicado à vida do santo.
Em seus alicerces existem fundações e socos muçulmanos que podem ser datados do século X. No século XIconstituiu-se o primeiro recinto envolvente, que compreendia as primeiras habitações. Posteriormente, no século XIII, foram acrescentados, nos quatro lados, dois corpos de plantapoligonal e duas torres flanqueantes.

 Município  — Atualmente Xavier é um pequeno mumicipio da provincia de Navarra na Espanha com cerca de 114 habitantes somente.
Castelo de Xavier
Castelo de Xavier
Brasão de armas de Xavier
Brasão de armas
Localização do município de Xavier em Navarra
Localização do município de Xavier em Navarra
Xavier está localizado em: Espanha
Xavier
Localização de Xavier na Espanha
Xavier está localizado em: Navarra
Xavier
Localização de Xavier em Navarra

Nenhum comentário:

Postar um comentário