sábado, 30 de dezembro de 2017

São Francisco Xavier foi o primeiro missionário no Japão

greja Memorial a Francisco Xavier em Yamaguchi

Conheça um pouco sobre a história de Japão Francisco Xavier, o primeiro missionário para difundir o cristianismo.
Japão hoje é um pais xintoísta e budista, não havendo uma distinção clara de religião já que a maioria comemora tanto os costumes xintoístas (ex: Imperador japonês, finados de agosto) quanto os budistas (ex: velório e enterro).
Apesar dos japoneses comemorarem o Natal e casarem em igrejas, são poucos os que adotam o cristianismo como religião, apesar de mais de 400 anos de história país.

Francisco Xavier e a sua missão no Japão

Retornado a época das grandes navegações, décadas após o descobrimento do Brasil em 1549. O missionário Francisco Xavier, cofundador da Companhia de Jesus em sua missão na Ásia, chegou em Satsuma, atual região de Kagoshima no sul do Japão, para iniciar a sua missão no Japão.
Franciscus_de_Xabier
Em 1550, Francisco encontrou-se em Yamaguchi com o Daimio Yoshitaka Ouchi (um senhor feudal poderoso na época) e acabou se desentendendo por negar a cultura de atos homossexuais, um costume comum entre os membros da elite.
Quioto, 1551. O missionário tenta pedir a permissão do imperador japonês para poder pregar o cristianismo. Porém devido a guerra civil que o país se encontrava e por ter esquecido de levar um presente de visita, um ato de educação tradicional na hora de uma negociação no Japão, o encontro terminou sem sucesso.
Francisco retornou novamente a Yamaguchi e agora sem esquecer de levar uma oferenda, o primeiro óculos da história do Japão, conseguiu a permissão de Yoshitaka para a sua missão na região. Com isso, o missionário recebeu um templo abandonado que logo se tornou a primeira igreja do Japão.
O missionário andava com Yajiro (possivel pronúncia japonesa do seu nome de batismo, Angelo), um japonês cristão que ajudou em sua missão com a tradução.
Como os japoneses procuravam manter boas relações com os portugueses devido ao comércio de armas de fogo, os missionários foram bem recebidos e nisso alguns senhores feudais se converteram ao cristianismo.
Para uma fácil interpretação da bíblia, Yajiro traduziu o termo Deus como Dainichi, o sinônimo de Budda. O fato confundiu monges budistas, que convidaram o jesuíta para a Ceita.
Francisco se surpreendeu com a inteligência e educação dos japoneses e como citado anteriormente, ficou assustado com o costume do homossexualismo dentro da sociedade, um ato comum na época.
Após mais de 2 anos, o jesuíta resolve retornar a Índia dando término a sua jornada no Japão. 1 anos após a sua partida, em 1552, Francisco Xavier falece, sendo futuramente canonizado.

Francisco Xavier hoje no Japão:

O jesuíta foi um marco histórico para o cristianismo no Japão, tanto que hoje em Yamaguchi, onde começou a sua missão foi construída a Igreja Memorial de Xavier.
Igreja Memorial a Francisco Xavier em Yamaguchi
Igreja Memorial a Francisco Xavier em Yamaguchi
Mesmo após a sua morte em 1552, o seu corpo continuou intocado e hoje é considerado o santo patrono dos missionários. Em 1619 foi beatificado pelo Papa Paulo V e canonizado pelo Papa Gregório XV em 1622.



Assim foi a introdução do cristianismo no Japão, que futuramente resultaria no surgimento do conhecido Shiro Amakusa e de uma rebelião cristã contra o estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário