Confraria dos Devotos de São Francisco Xavier


O que diz a Igreja sobre as associações (Confrarias) para os fiéis com objetivos comum?
O Código de Direito Canônico incentiva a organização de associações católicas, tal como as Confrarias, conforme o seguinte:
      Cân. 298 § 1. "Na Igreja existem associações, distintas dos institutos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica, nas quais os fiéis, clérigos ou leigos, ou conjuntamente clérigos e leigos, se empenham, mediante esforço comum, para fomentar uma vida mais perfeita, e promover o culto público ou a doutrina cristã, ou para outras obras de apostolado, isto é, iniciativas de evangelização, exercício de obras de piedade ou caridade, e animação da ordem temporal com espírito cristão. 
          Cân. 327 Os fiéis leigos tenham em grande apreço as associações constituídas para as finalidades espirituais mencionadas no cân. 298, particularmente aquelas que se propõem animar de espírito cristão as realidades temporais e, desse modo, fomentam grandemente a união mais íntima entre a fé e a vida."


Por tanto, podemos nos unir para ajuda mutua no crescimento espiritual e promover esforços para o crescimento espiritual de todos os devotos de São Francisco Xavier, ligados pelo intereçe comum na devoção ao mesmo santo. A Confraria não pretende realizar reunião presencial ou formar sede própria, mas apenas, UNIR os fieis católicos com objetivos comuns para a vivencia espiritual e compromisso mediante uma comum unidade. Por isso, não é necessário formalização legal. Somos apenas uma Comunidade com afinidades. Caso se forme pequenos grupos na Comunidade, Paroquia, Diocese ou Pastoral, este deve está inserido no quadro pastoral da Paróquia onde se sedia o grupo dos Devotos de SFX que fazem parte da Confraria.
 
COMO É A CONFRARIA?
A Confraria dos Devotos de São Francisco Xavier é uma associação de fiéis da Igreja Católica que tem em comum a devoçao ao Santo Padroeiro das Missões,  São Francisco Xavier.  É uma reunião de devotos das diversas paróquias, Dioceses, Comunidades Eclesiais de Base e Pastorais que tem este grande Santo "O Gigante da História das Missões " como PADROEIRO, bem como, outros admiradores que estão passando a conheçer este santo pelas midias socias.

QUEM PODE PARTIPAR?
Quarquer Católico, desde que busque comprir os Objetivos da Confraria.

QUAIS SÃO AS RECOMENDAÇÕES?
Buscar no dia a dia fazer comprir os objetivos propostos. As recomendações tem a intenção de fazer crescer na espiritualidade cada membro da Confraria tendo como testemunho a vida de São Francisco Xavier.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS? (COMPROMISSOS DOS MEMBROS)
Ao querer fazer parte da Confraria o membro deve se comprometer a:

  1. Estudar a vida de São Francisco Xavier.  Ou seja, adquirir livros ou ler também via Internet a Biografia e as cartas de São Francisco Xavier,  dentre outros.
  2. Viver a missionariedade, seguindo o exemplo do nosso padroeiro.  Estimula-se que que se faça missão nas familias e comunidades menos evangelizadas.
  3. Ou, se não poder fazer missoes na comunidade ou Paróquia,  que contribua para outros irem em missão, doando um pequeno valor para as Congregaçoes missionarias, especialmente a Congregaçao dos Missionários XAVERIANOS (que tem o Carisma do nosso padroeiro) ;
  4. Rezar constantemente pelas missões Paroquias e Ad Gentes;
  5. Propagar a devoçao a São Francisco Xavier,  seja por meio de palestras, peregrinaçoes com a imagem, ou mesmo nas redes sociais, contanto que mais pessoas conheçam o testemunho de santidade de S. Francisco Xavier ;
  6. Formar pequenos grupos na Comunidade ou Paróquia para ESTUDAR e CELEBRAR a vida do Santo, e principalmente realizar a animação missionária com evangelizaçao concreta;
  7. Realizar as praticas devocionais.
*Obs.: Não se espera que tenha todos esses requisitos,  mas deve ter o propósito para fazer o máximo possível para estar em comunhão com estas Orientaçoes.

Seja bem-vindo. Após se cadastrar,  o ANIMADOR da Confraria entrará em contato contigo e manterá dialogo frequente conforme disposição mútua e haverá interação virtual (todos os membros) e pessoal (com os pequenos grupos de 5 ou mais membros de uma mesma regiao).


Nenhum comentário:

Postar um comentário